InícioAlunoDesatenção escolar, saiba como a tecnologia pode ser a solução

Desatenção escolar, saiba como a tecnologia pode ser a solução

Um dos principais desafios enfrentados pelos professores dentro da sala de aula é a desatenção dos alunos. Embora muitas vezes a falta de atenção seja fruto do uso de dispositivos móveis, a verdade é nem sempre a tecnologia é a culpada do desinteresse das crianças. Inclusive, os diversos aparelhos móveis e a tecnologia são uma das soluções mais eficientes quando o assunto é captar a atenção dos alunos.

Mesmo que a maior parte dos professores e da comunidade acadêmica compreenda a necessidade de estar ciente das novidades no campo da tecnologia, há quem resista. Ainda há instituições que assumem a evolução tecnológica como um dos fatores que reduz a atenção dos alunos. Isso porque muitas crianças levam celulares, notebooks e tablets para a escola e acabam perdendo o foco da aula por conta dos aplicativos de jogos e sites de relacionamento.

É compreensível que a preocupação dessas instituições seja valiosa, contudo, é preciso avaliar formas de reduzir o uso dos aparelhos e aplicativos em prol de diversão. Para isso, não há necessidade de suprimir o uso desses recursos em sala de aula. A instituição deve avaliar a criação de normas que permitam a utilização desses aparelhos no intuito de chamar a atenção dos alunos para o conteúdo das disciplinas.

Sem dúvidas, empreender essa visão favorável à tecnologia e deixar de lado a crença de que a tecnologia é algo negativo para a educação é o primeiro passo rumo aos resultados favoráveis.

Como usar a tecnologia na educação

Quando a tecnologia é integrada a um adequado conteúdo digital interativo, participação da comunidade e conta com o conhecimento dos professores, ela pode ser fantástica para o desenvolvimento do aprendizado. O benefício da tecnologia também estende ao melhoramento do desempenho dos alunos. Conforme uma série de pesquisas realizadas contemplando a relação da tecnologia com a educação, a evolução tecnológica pode ser extremamente positiva principalmente no campo das ciências exatas.

O interesse dos alunos pela tecnologia é fundamental para que os conteúdos sejam entendidos de forma prática e o indivíduo sinta-se estimulado ao conhecimento.

Fatores com impacto crítico na influência da tecnologia no desempenho do estudante

Um dos principais fatores que potencializam o efeito da tecnologia no desenvolvimento do estudante é a interação dos professores e a aprendizagem. Quanto maior for a interação entre os professores com os alunos na sala de aula, maior será o interesse dos estudantes pelo estudo. Esse posicionamento receptivo ao aprendizado é promovido mediante atitudes positivas dos estudantes tais como a colaboração, o compartilhamento de conhecimentos e assumindo a dianteira nas pesquisas e atividades práticas.

Através do uso mais frequente da tecnologia, os professores começam a desenvolver técnicas e metodologias visando o sucesso na sala de aula. Isto é, desenvolvem habilidades tecnológicas e de conteúdo digital no intuito de ocasionar uma educação mais atraente. Como consequência, essa atitude pró-ativa em torno à dobradinha escola-tecnologia reduz a brecha entre os estudantes e os professores e ocasiona um ambiente colaborativo dentro do local de ensino.

Outro ponto relevante que precisa ser apreciado quando o assunto é evitar a desatenção escolar é a disponibilidade de conteúdo digital. As lições oferecidas através do meio interativo são uma excelente oportunidade de criar materiais autônomos com novos objetos de aprendizado. Estes são indispensável para estimular o desenvolvimento de habilidades inerentes a época na qual vivemos, tais como a criatividade, a inovação, pensamento crítico, comunicação, solução de problemas e colaboração.

A disponibilidade do conteúdo digital otimizado para a sala de aula é um fator determinante na habilidade dos professores para integrar metodologias de aprendizagem interativas nos seus programas de estudo. Como resultado dessa melhora na forma como o conteúdo é apresentado, os alunos sentem-se mais estimulados ao estudo e reduz-se a desatenção escolar.

Como um aplicativo escolar pode colaborar na redução da desatenção escolar

A criação de aplicativos, sem dúvidas, foi um dos avanços tecnológicos mais expressivos nos últimos tempos. Conforme mencionado acima, a época na qual vivemos é caracterizada pela inovação, criatividade e todas as características intrínsecas ao mundo moderno e extremamente oscilante. Essas mudanças em diversos âmbitos da sociedade possibilitaram que os aplicativos também chegassem ao campo escolar.

Um aplicativo escolar de ótima procedência proporciona rápida comunicação de eventos, comunicados, fotos, vídeos e mensagens. Também proporciona a possibilidade de compartilhar conteúdo de diversos tipos com os demais membros da comunidade acadêmica. O aplicativo escolar de qualidade também possibilita a organização de uma agenda digital, pesquisa online, gerenciamento de conteúdo, entre outras funções.

Quer saber como o Connect Escolas pode ajudar a sua escola a melhorar a comunicação? Entre em contato conosco e saiba mais detalhes sobre o aplicativo que está revolucionando a maneira comunicar a escola com a família!