InícioEducaçãoConheça o ensino híbrido!

Conheça o ensino híbrido!

É provável que você, gestor de escola, já tenha ouvido falar sobre o ensino hibrido. Esta é uma modalidade de ensino na qual o estudo online e o offline são mesclados no intuito de garantir um aprendizado mais efetivo.

De acordo com uma visão geral, o ensino híbrido combina a utilização da tecnologia digital com a presença em sala de aula no intuito de personalizar o aprendizado. Tendo em vista este complemento de modos de aprendizados, p modelo facilita a combinação do ensino a distância e o ensino presencial de maneira sustentável.

Mas qual a ideia principal desta modalidade de ensino? Ela visa que estudantes e educadores possam aprender e ensinar em variados tempos e locais. Atualmente, esta modalidade já é amplamente usada no Ensino Superior, contudo, a iniciativa tem adentrado o âmbito do ensino fundamental e médio. Como resultado da adoção do ensino híbrido nestes graus de escolaridade, a educação tem sido mais integrada e adaptada à realidade.

Educação Offline no ensino híbrido

É bom esclarecer que não existe um jeito ideal de construir conhecimentos. O ideal é que educadores e alunos tenham ciência das melhores formas de ensinar e aprender e possam utilizar as metodologias tradicionais como meios importantes para a aprendizagem.

No que tange ao momento offline, este se refere ao período no qual o aluno comparece à sala de aula, estuda em grupo, conta com a presença de um professor em sala de aula. Isto é, o modo offline garante a troca de informações de maneira presencial, valorizando desta forma, o aprendizado colaborativo e coletivo assim como a interação entre os atores (professores, alunos e colegas).

Pode-se dizer que o modo offline de aprendizado é aquele que tem atravessado séculos. A parte offline do aprendizado conta com diversos momentos que podem incluir o aprendizado individual em sala de aula, a realização de trabalhos em grupo, o estudo em conjunto com o grupo, a presença permanente do professor.

Um dos aspectos mais importantes desta parte do ensino híbrido é a valorização do relacionamento entre alunos-alunos e alunos-professores. No momento offline, existe um objetivo comum que é o aprendizado em sala de aula.

Ensino Online: Uma necessidade atual

No que se refere ao ensino online, é o momento no qual o aluno possui carta autonomia, dirige o seu estudo e, normalmente, estuda sozinho. Durante a etapa online do ensino híbrido, o aluno busca aproveitar as ferramentas digitais em prol do seu aprendizado. Um exemplo de canal de ensino online ótimo para potencializar a autonomia, a disciplina e o foco do estudante é o uso de aplicativo.

Através da adoção de recursos online o aluno pode fazer tarefas, saber resultados e gabaritos de prova, conferir a sua atuação escolar, verificar as faltas, etc. Durante a etapa online, o aluno pode controlar o modo, tempo, local e ritmo de estudo.

No que concerne ao objetivo geral do estudo online no ensino híbrido é a possibilidade de controlar o seu estudo por meio da tomada de decisão que favoreça a sua autonomia. Aqui, as tecnologias inovadoras de comunicação tomam a dianteira, tal é o caso do aplicativo.

Vale a pena o investimento em um app que facilite a gestão do estudo online! Mediante da utilização desta ferramenta pode-se potencializar ainda mais os resultados do estudo híbrido e obter melhores resultados no dia-a-dia escolar. Conheça um aplicativo que pode intensificar o ensino online. O aplicativo Escolar Connect Escolas, clique e saiba mais informações.