Conheça mais sobre a importância de usar novas tecnologias na educação
Close
Conheça mais sobre a importância de usar novas tecnologias na educação
Redação Connect Escolas
/ Categories: Tecnologia Escolar

Conheça mais sobre a importância de usar novas tecnologias na educação

A educação tradicional vem perdendo espaço com o passar do tempo. Esse fato ocorre devido a quantidade de tecnologias voltadas para área educacional que vem revolucionando os métodos de ensino.

Atualmente, muitos professores têm elaborado aulas mais dinâmicas e atrativas para seus alunos, pois os tempos são outros, as informações chegam mais rápido para as pessoas, por isso é preciso muita criatividade na hora de elaborar uma aula.

Existem escolas que ainda não se adequaram muito bem para receber as novidades tecnologias dentro do seu ambiente escolar. Por motivos de estrutura, na maioria das vezes, a escola não possui nem um laboratório de informática.

Além disso, existem profissionais da área da educação que não veem com bons olhos o uso de tecnologias dentro da sala de aula. Muitos alegam que isso pode na verdade prejudicar o andamento do processo de aprendizagem dos discentes, desviando a atenção para outras atividades, que não sejam a de aprender.

Para esses profissionais vale dizer que é preciso refletir e conhecer melhor sobre o assunto, porque as novas tecnologias surgiram para acrescentar mais facilidade e ampliar as opções dentro das possibilidades de ensino e aprendizagem.

É possível criar diversas formas de integrar um jogo online e educativo, por exemplo, dentro de uma sala. Muitos aplicativos são criados a fim de se tornarem meios da criança aprender e ainda se divertir. Pois convenhamos, ficar horas sentados em uma cadeira desconfortável ouvindo um professor falar horas ou apenas escrever na lousa se torna algo monótono e ainda desmotivador.

Muitos jovens precisam conhecer melhor os benefícios da tecnologia. Grande parte utiliza apenas para o entretenimento, perdendo chances valiosas de adquirir mais conhecimento através de pesquisas construtivas em sites adequados. Sendo este um fator essencial para a inclusão das tecnologias, evitar a alienação nessa juventude.

Recursos e o uso das novas tecnologias na educação

Não tem como negar que a tecnologia já está bastante presente em muitas das questões burocráticas das escolas. Lançamento e o fechamento de notas bimestrais, o controle das faltas dos alunos e também de funcionários, a facilidade em emitir o histórico escolar, as provas não precisam ter aquele cheiro de álcool dos mimeógrafos de antigamente.

Enfim, várias são as situações que a tecnologia salva, e muito, os professores e demais gestores, então porque não a implantar dentro da sala de aula? Porque ao invés de simplificar apenas algumas tarefas, não a incluir no todo da escola?

De fato, ainda tem lugares que não possui toda a estrutura adequada para promover esse tipo de ensino, porém, ainda sim o professor pode conseguir bons resultados através de ideias inovadoras, mesmo sem ter o suporte físico da escola.

Um bom exemplo para ilustrar o que foi dito anteriormente é a sugestão de nomes de aplicativos que irão ajudá-los em alguma matéria. Há diversos programas que ajudam a melhorar o português, dando dicas de como escrever as palavras, usar a acentuação de forma correta, utilizando como meio, jogos que prendem a atenção da garotada.

Outra opção é o de pedir que levem o celular, antes é claro solicitar a autorização da direção, e mostrar vídeos e sites nos quais tenham informações relevantes, mas de forma descontraída para agradar a quem for ler ou assistir e não se tornar algo cansativo e chato. Tem muito site bom e canais na internet que tem esse objetivo, o de ensinar conteúdos interessantes de uma maneira diferente.

Nas salas de computação o aluno poderá ser ensinado a como realizar uma boa pesquisa. Sabemos que a maioria dos trabalhos são realizados a partir da cópia e cola de artigos prontos da internet.

Ensinando a criança a fazer uma boa pesquisa e a usar o editor de texto, no futuro, quando ela estiver na faculdade, por exemplo, ela não irá sofrer tanto com os trabalhos, pois ela teve uma boa base dentro da escola.

Essas são apenas algumas, das diversas possibilidades do uso da tecnologia dentro do ambiente escolar. Vale ressaltar que as tecnologias não vieram parar tirar o lugar dos professores de educador e formador de indivíduos. Nem para substituir as salas de aula e escolas, nada disso. Engana-se quem tem esse tipo de visão.

Na verdade, elas vieram apara complementar as metodologias de ensino atual, assim como os livros dão o suporte para que a criança ou adolescente tenha algo de concreto nas mãos para compreender melhor o conhecimento que está sendo passado, os computadores e demais aparelhos eletrônicos terão as mesmas funções.

Dessa maneira, o professor se torna um mediador, no qual irá ajudar seus alunos a fazer um uso adequado e ainda tirar as dúvidas que surgirem no meio do caminho, porque sempre que algo novo é apresentado ele gera desconforto, isto é, o sujeito sai da zona de conforto em busca de resposta e maior entendimento do assunto.

O que pode estar dificultando o uso das novas tecnologias na educação

Um dos motivos foi mencionado anteriormente, mas vale destacar novamente, que é em relação a estrutura da instituição escolar. Muitos lugares precisam urgentemente de uma reforma para acomodar tanto as novidades tecnológicas quanto a quantia de alunos que estão ingressando.

Tem lugares que nem laboratório de informática a escola possui. Dificultando ainda mais a vida do professor que tem o intuito de modernizar suas aulas. Por isso, ser criativo nesses momentos ajuda bastante a driblar qualquer tipo de barreira.

Contudo, a maior dificuldade enfrentada nas escolas para que aja a efetivação do uso das tecnologias é que tem professores que ainda não se adequaram muito bem a essas novidades do mercado.

Então é interessante que a administração escolar pense e elabore projetos que atinjam essa parte da população. Incentivando-os a buscar a aprender mais sobre o uso da tecnologia e das vantagens que traz no dia a dia escolar.

Apostar no aperfeiçoamento dos professore é estar apostando diretamente na aprendizagem dos jovens. Quanto maior for a bagagem de conhecimento e experiência do professor, mas fácil será a transmissão para seus alunos.

Print
3707 Rate this article:
3.1

x

Destaques

  • All
  • Comunicação Escolar
  • Gestão Escolar
  • Tecnologia Escolar
More

    No content

    A problem occurred while loading content.

    Previous Next

    MAIS POPULAR

    • All
    • Comunicação Escolar
    • Gestão Escolar
    • Tecnologia Escolar
    More

      No content

      A problem occurred while loading content.

      Previous Next
      Terms Of UsePrivacy StatementCopyright 2020 by Connect Escolas
      Back To Top