InícioDicasConfira 6 dicas para organizar uma reunião escolar de sucesso

Confira 6 dicas para organizar uma reunião escolar de sucesso

A reunião com os pais dos alunos é uma instância fundamental tanto para os docentes quanto para as famílias. Ela consiste em um encontro importante para que os profissionais da educação informem os pais a respeito de diversos assuntos. Algo comum, é que os professores usem esse tipo de reuniões para potencializar a compreensão acerca do processo de aprendizagem dos estudantes. Além disso, as reuniões escolares servem para melhorar a comunicação entre a escola, alunos e família.

As reuniões escolares implicam a condução de um grupo e como qualquer tarefa grupal, é necessário que ao realizar o planejamento contemplem-se os pontos primordiais de discussão. Normalmente, os propósitos fundamentais incluem informar, compartilhar opiniões, escutar expectativas, dividir preocupações. A partir da definição desses propósitos é possível definir qual será a dinâmica da reunião. No que se refere à esta, ela pode ser participativa, expositiva, uma combinação de participativa com expositiva, entre outras.

Independente dos propósitos e dinâmicas abordadas, é fundamental que a reunião escolar contemple um intercâmbio dinâmico entre os envolvidos no intuito de compreender melhor o processo de aprendizagem. Também é importante ressaltar a necessidade da reunião ser relevante para que os participantes compreendam o curso do processo de aprendizagem dos alunos.

6 dicas de ouro para organizar a reunião escolar e ter ótimos resultados

Organizar uma reunião na escola não é uma tarefa fácil. Infelizmente, é comum que muitos convidados faltem e assim, a reunião acabe não gerando os resultados esperados. Lidar com essa situação é complexa, haja vista que uma reunião escolar abrange um grande número de pessoas. No entanto, existem algumas dicas para professores e diretores que podem melhorar a atratividade da reunião e otimizar a assiduidade dos citados.

• Convoque os participantes através de uma ferramenta tecnológica adequada

Reuniões bem organizadas geram excelentes resultados. A organização também refere-se a forma como os professores ou direção convocam os participantes. É primordial optar por um canal de comunicação efetivo, que ofereça agilidade e rapidez na troca de informações. O melhor aplicativo escolar disponível do mercado pode ajudar você na difícil missão de convocar pais e/ou filhos para uma reunião escolar.

• Seja claro/a ao especificar o motivo da reunião

É preciso prestar atenção na hora de colocar o motivo da reunião no lembrete. Não há motivos para você informar todos os pontos que serão tratados durante o evento, no entanto, é necessário que as pessoas saibam porque estão sendo citadas. Só assim elas poderão compreender o quão necessário é comparecer à reunião.

• Abordar questões que excedam casos particulares

Lembre-se que reuniões escolares não são o melhor local para falar com certos pais, em especial quando há situações específicas que precisam ser debatidas. Caso exista a necessidade de falar com os pais de determinado aluno, é preciso convocar esses pais em particular.

• Priorizar os aspectos positivos da reunião

Embora muitas reuniões escolares sejam feitas para tratar de questões delicadas, é importante que os aspectos positivos da mesma sejam alertados. Por exemplo, ao ter de falar sobre a depredação escolar, busque priorizar o quão importante é que os pais prestem atenção nos filhos em casa e a grande oportunidade de compartilhar ideias de como melhorar esse problema.

• Falar sobre conquistas, logo objetivos futuros

No início da reunião da reunião priorize as conquistas dos alunos sobre o tema principal abordado. Após ressaltar as melhorias, poderá abordar os objetivos desejáveis a serem alcançados. Certamente, os participantes darão muito mais apoio à escola depois de perceber que os esforços estão sendo notados.

• Transmitir as mensagens com convicção

Segurança é tudo na comunicação. Uma mensagem insegura dificilmente será bem interpretada pelo receptor. Por este motivo, é fundamental que as ideias estejam bem organizadas e que sejam expressadas com convicção e baseadas em conhecimentos prévios. Ou seja, informe-se bem antes de abordar os assuntos na reunião escolar.

Como uma agenda escolar digital pode melhorar as reuniões escolares?

Um aplicativo é um instrumento de extrema importância para a comunicação efetiva entre a escola e a família. No que concerne ao melhor app escolar, o Connect Escolas, ele proporciona diversas funcionalidades importantes como agenda escolar digital. Assim, efetua-se um contato mais adequado na comunidade escolar e consegue-se gerenciar melhor várias questões envolvidas na educação.

Contar com a agenda escolar digital mais conhecida do mercado possibilita que os professores e direção emitam comunicados à família com mais agilidade. Desta forma, é possível citar os convidados da reunião escolar com mais assertividade. Vale a pena escolher o Connect Escolas e potencializar o alcance dos avisos escolares.

Confie em nosso app. Acesse o nosso site do aplicativo escolar Connect Escolas, entre em contato e tire todas as suas dúvidas a respeito do seu funcionamento.