InícioAlunoComunicação por meio dos alunos

Comunicação por meio dos alunos

O principal objetivo da comunicação na escola é manter a cultura escolar e estabelecer os processos de educação. As pessoas na escola devem ser informadas a respeito dos tipos de tarefas que devem executar. Além disso, alunos, professores, direção e familiares devem estar em total sintonia na comunicação. Isso porque manter canais de comunicação bem alimentados permite elevar as potencialidades do indivíduo.

Com as mudanças no cenário sociocultural, a comunicação entre os atores não permanece a mesma se comparada com décadas anteriores. Hoje em dia, a comunicação precisa ser feita de uma forma otimizada e buscando entregar as informações de forma praticamente instantânea.

Por que a urgência em contar com as informações? Por que o processo de comunicação tem sido alterado ao longo dos anos? Essas e outras questões serão abordadas a seguir. Fique conosco e descubra mais informações a respeito da comunicação entre os diversos atores que compõem o meio escolar.

Mudanças na comunicação

Antes de compreender quais são as principais mudanças na comunicação escolar, é preciso compreender porque a maneira de estabelecer contato entre os diversos interessados no meio acadêmico está tão diferente. As mudanças na comunicação são fruto de alterações progressivas no âmbito social e cultural. Como resultado de uma evolução tecnológica, de conhecimento e de comportamento, houve a necessidade de buscar mudanças na forma como os envolvidos na educação se comunicam.

Hoje em dia, está praticamente banido da realidade das escolas o típico envio de circulares para os pais por meio dos alunos. No que se refere a esse canal de comunicação, muitas escolas têm percebido que esta já não é a melhor maneira de conversar com os pais. Esta mudança é fruto de uma rotina de trabalho mais atribulada, na qual os pais não têm muito tempo para lidar com as questões escolares dos filhos. Muitas escolas têm substituído essas cartas circulares que precisam ser entregues em mãos, por “bilhetes digitais”. Dentre os vários canais adotados por essas instituições encontram-se o e-mail, ligações via telefone e outros dispositivos móveis, páginas web, mensagens de texto e aplicativos.

Problemas na comunicação escola-família por meio dos alunos

Um dos principais problemas de investir na comunicação da escola com a família via os próprios alunos são os ruídos que podem ocorrer na comunicação. Os problemas são ainda maiores quando a escola, direção ou professores, dizem para os alunos falar com os pais a respeito de determinado assunto. Ou seja, enviar uma mensagem oral e não escrita. A questão mais complicada é a forma como essa mensagem chegará aos ouvidos dos pais. A tendência é haver um “telefone sem fio” até que a informação alcance os ouvidos paternos.

Por questões humanas, inclusive por falta de maturidade, o aluno tende a interpretar a mensagem “do seu jeito”. Esse viés, inevitavelmente, será incorporado a mensagem interpretada e como consequência, esta chegará aos pais modificada.

Além das modificações ocasionadas nas mensagens por conta de vieses, muitas vezes essas mensagens nem chegam aos devidos receptores. Por esquecimento ou por preferência, muitos alunos acabam não entregando a mensagem. Ou seja, a família nem fica sabendo da informação passada pela escola.

Migrando para as mensagens escritas, é possível verificar que os vieses são reduzidos. No entanto, é comum que os alunos não entreguem as mensagens, mantendo assim, a dificuldade da escola contatar a família.

As novas tecnologias têm sido indispensáveis para potencializar a comunicação da escola com a família. Uma das novidades em termos de canal de comunicação entre esses ambientes tão importantes para o estudante são os aplicativos.

O aplicativo escolar é sempre a melhor escolha para otimizar a comunicação

Hoje em dia, os aplicativos são indispensáveis para o dia-a-dia das pessoas. Assim, eles também ocupam uma posição sublime na rotina escolar. Contar com um aplicativo que substitua a famosa agenda escolar é uma ótima alternativa para as instituições de ensino. Uma agenda escolar digital permite uma rápida comunicação com os pais ou tutores legais, promove o compartilhamento de conteúdos relevantes, permite a organização das tarefas do aluno, entre outros benefícios.

Ao contar com a melhor alternativa em termos de agenda escolar digital você encaminha as mensagens de forma adequada aos receptores. Além disso, evita que essas informações se percam e os pais fiquem expostos ao desconhecimento das mesmas. Ou seja, contar com um aplicativo escolar agrega valor à sua instituição de ensino, promove melhores resultados acadêmicos e cria um excelente vínculo com a família do estudante.

Quer saber mais informações sobre o melhor aplicativo escolar do mercado? Entre em contato conosco e saiba mais informações acerca do app escolar Connect Escolas.