Como melhorar a administração escolar
Close
Como melhorar a administração escolar
Redação Connect Escolas

Como melhorar a administração escolar

O ambiente escolar é muito importante na vida de qualquer pessoa. É onde passamos a maior parte do tempo; fazemos amigos que irão durar por anos; adquirimos conhecimento sobre diversas matérias; e sem dúvida teremos as melhores experiências.

Por isso passar por esse período edifica e auxilia no desenvolvimento de todos os indivíduos. Privar alguém dessa fase é inadmissível. Seja em qualquer idade, ir à escola faz muita diferença, ainda mais se administração escolar tiver esse tipo de pensamento e conseguir implantá-los diariamente em seu projeto pedagógico.

A administração escolar, obrigatoriamente, exige que os profissionais da área tenham um certo grau de conhecimento na teoria e também na prática, sobre como lidar com as situações do cotidiano, pois não é nada fácil. Sem esse saber anterior é realmente complicado atua na parte administrativa, porque a escola é um ambiente complexo no qual as diversidades se encontram.

Realidades diferentes de alunos, pais, professores e funcionários se reúnem em um único lugar para compor variadas todos os dias. Conflitos de gerações, problemas pessoais trazidos para a sala de aula, dificuldades em se relacionar, são algumas das queixas que a administração da escola tem que buscar resolver.

Contudo, é preciso seguir alguns passos fundamentais para se conseguir bons resultados no final das contas, além de ter uma qualidade essencial para gerir uma escola, que nada mais é do a liderança, tem pessoas que nascem com esse tipo de atributo e outras que adquirem com o tempo.

De qualquer maneira, ela sempre será algo vital na organização e nas tomadas de decisões em um ambiente escolar. Pelo fato de que liderar não é apenas estar à frente das escolhas feitas, mas também saber controlar suas próprias emoções e lidar com o outro.

O que é preciso saber na administração escolar

O primeiro ponto a ser discutido é em relação a formação acadêmica do gestor. Ele precisa ser formado em áreas da educação, normalmente encontramos pessoas graduas em pedagogia, entretanto não pode parar apenas em uma faculdade, é necessário ter uma reciclagem constante.

Isto quer dizer que este campo requer do profissional especializações e aprimoramentos contínuos. Assim, cursos, pós-graduações e até mesmo palestras são excelentes meios para estar sempre por dentro de novas maneiras de educar e contribuir na formação dos cidadãos do nosso país.

Outra questão que vale a pena ser mencionada é acerca do espaço físico da escola. Quem opta em seguir esse ramo de atuação deve conhecer muito bem a infraestrutura do lugar. Verificar quais as necessidades a os pontos a serem melhorados.

A limpeza, condições das carteiras e mesas dos alunos, a lousa, material didático, livros e outros itens mais, são fatores que influenciam diretamente na aprendizagem do aluno. Por exemplo, uma má iluminação pode dificultar a escrita ou leitura das crianças e professores, interferindo nos estudos.

Os ambientes também fazem a diferença. É preciso ter um local adequado para as práticas esportivas; uma biblioteca com livros bons e espaço para a leitura; laboratórios para estudos de ciência. Todos em perfeitas condições para receber a todos.

Os regimes implantados também devem receber uma atenção especial. Ou seja, estudar junto ao quadro de professores e demais funcionários da educação qual o melhor método a ser aplicado: o seriado ou o mais conhecido o de progressão automática. Todos que atuam diretamente com o ensino tem que participar dessa discussão, inclusive os administradores, que tem um papel importante nessa etapa.

A parte de recursos financeiros da escola é de responsabilidade da administração.  Assim, a pessoa que atua nessa área precisa ter um bom senso com relação aos gastos e aonde é mais viável aplicar o dinheiro. Evitar sempre desperdícios e gastos desnecessários; o foco tem que estar nas melhorias e bem-estar daqueles que fazem parte da escola.

Trabalhar com pessoas na administração escolar

A escola é feita por pessoas, então nada melhor do que saber lidar com as diversidades. Cada pessoa tem um jeito único de ser e agir, uns possuem um estilo mais calmo e que aceitam mais o que é imposto a fazer, outras já são mais agitadas e gostam de iniciar debates sobre os assuntos.

Os administradores precisam saber conviver e trabalhar com as inúmeras personalidades do dia a dia escolar. Para isso é importante, na medida do possível, avaliar as equipes de professores e demais funcionários, observar o clima entre alunos e os adultos, entender as dificuldades que estão enfrentando seja qual for o lado.

A partir das informações obtidas e das possibilidades reais dentro daquele ambiente, o administrador irá procurar qual a melhor solução para os problemas vivenciados, por quais caminhos deverá trilhar, sem que aja danos para nenhuma das partes, escola e pessoas. Pois é preciso estar em constante contato com a verdade.

Não se sentir intimidado em dar conselhos ou discutir sobre as atitudes dos profissionais, não se esquecendo que os alunos também devem receber esse tipo de atenção. Às vezes uma boa conversa consegue mudar hábitos e costumes ruins, que prejudicam o andamento da escola.

Uma boa dica é elaborar uma estratégia em conjunto com educadores e demais integrantes da escola para ser aplicada nas muitas situações que o ambiente educacional enfrenta.

Essa estratégia deve envolver questões que ocorrem com bastante frequência e que nem todos conseguem ter êxito na resolução, por isso é importante conversar. Várias ideias são postas na mesa e com isso as soluções surgem com maior facilidade.

Todos trabalhando com o mesmo objetivo e caminhando para a construção do conhecimento com certeza os resultados serão melhores no final. Porque não basta apenas ter a ideia do que é preciso fazer e quais os projetos a serem colocados na prática. Nesses momentos o passo a passo é fundamental para conseguir implantar o que está descrito no papel.

Para que uma escola tenha bons resultados com base em sua administração, é preciso que o corpo de funcionários que ocupam esses cargos tenha autonomia para tomarem as decisões mais adequadas para cada caso que surgir durante esse percurso.

Conheça mais sobre a importância de usar novas tecnologias na educação

A educação tradicional vem perdendo espaço com o passar do tempo. Esse fato ocorre devido a quantidade de tecnologias voltadas para área educacional que vem revolucionando os métodos de ensino.

Atualmente, muitos professores tem elaborado aulas mais dinâmicas e atrativas para seus alunos, pois os tempos são outros, as informações chegam mais rápido para as pessoas, por isso é preciso muita criatividade na hora de elaborar uma aula.

Existem escolas que ainda não se adequaram muito bem para receber as novidades tecnologias dentro da seu ambiente escolar. Por motivos de estrutura, na maioria das vezes, a escola não possui nem um laboratório de informática.

Além disso, existem profissionais da área da educação que não veem com bons olhos o uso de tecnologias dentro da sala de aula. Muitos alegam que isso pode na verdade prejudicar o andamento do processo de aprendizagem dos discentes, desviando a atenção para outras atividades, que não sejam a de aprender.

Para esses profissionais vale dizer que é preciso refletir e conhecer melhor sobre o assunto, porque as novas tecnologias surgiram para acrescentar mais facilidade e ampliar as opções dentro das possibilidades de ensino e aprendizagem.

É possível criar diversas formas de integrar um jogo online e educativo, por exemplo, dentro de uma sala. Muitos aplicativos são criados a fim de se tornarem meios da criança aprender e ainda se divertir. Pois convenhamos, ficar horas sentados em um cadeira desconfortável ouvindo um professor falar horas ou apenas escrever na lousa se torna algo monótono e ainda desmotivador.

Muitos jovens precisam conhecer melhor os benefícios da tecnologia. Grande parte utiliza apenas para o entretenimento, perdendo chances valiosas de adquirir mais conhecimento através de pesquisas construtivas em sites adequados. Sendo este um fator essencial para a inclusão das tecnologias, evitar a alienação nessa juventude.

Recursos e o uso das novas tecnologias na educação

Não tem como negar que a tecnologia já está bastante presente em muitas das questões burocráticas das escolas. Lançamento e o fechamento de notas bimestrais, o controle das faltas dos alunos e também de funcionários, a facilidade em emitir o histórico escolar, as provas não precisam ter aquele cheiro de álcool dos mimeógrafos de antigamente.

Enfim, várias são as situações que a tecnologia salva, e muito, os professores e demais gestores, então porque não implantá-la dentro da sala de aula? Porque ao invés de simplificar apenas algumas tarefas, não inclui-la no todo da escola?

De fato, ainda tem lugares que não possui toda a estrutura adequada para promover esse tipo de ensino, porém, ainda sim o professor pode conseguir bons resultados através de ideias inovadoras, mesmo sem ter o suporte físico da escola.

Um bom exemplo para ilustrar o que foi dito anteriormente é a sugestão de nomes de aplicativos que irão ajudá-los em alguma matéria. Há diversos programas que ajudam a melhorar o português, dando dicas de como escrever as palavras, usar a acentuação de forma correta, utilizando como meio, jogos que prendem a atenção da garotada.

Outra opção é o de pedir que levem o celular, antes é claro solicitar a autorização da direção, e mostrar vídeos e sites nos quais tenham informações relevantes, mas de forma descontraída para agradar a quem for ler ou assistir e não se tornar algo cansativo e chato. Tem muito site bom e canais na internet que tem esse objetivo, o de ensinar conteúdos interessantes de uma maneira diferente.

Nas salas de computação o aluno poderá ser ensinado a como realizar uma boa pesquisa. Sabemos que a maioria dos trabalhos são realizados a partir da cópia e cola de artigos prontos da internet.

Ensinando a criança a fazer uma boa pesquisa e a usar o editor de texto, no futuro, quando ela estiver na faculdade, por exemplo, ela não irá sofrer tanto com os trabalhos, pois ela teve uma boa base dentro da escola.

Essas são apenas algumas, das diversas possibilidades do uso da tecnologia dentro do ambiente escolar. Vale ressaltar que as tecnologias não vieram parar tirar o lugar dos professores de educador e formador de indivíduos. Nem para substituir as salas de aula e escolas, nada disso. Engana-se quem tem esse tipo de visão.

Na verdade, elas vieram apara complementar as metodologias de ensino atual, assim como os livros dão o suporte para que a criança ou adolescente tenha algo de concreto nas mãos para compreender melhor o conhecimento que está sendo passado, os computadores e demais aparelhos eletrônicos terão as mesmas funções.

Dessa maneira, o professor se torna um mediador, no qual irá ajudar seus alunos a fazer um uso adequado e ainda tirar as dúvidas que surgirem no meio do caminho, porque sempre que algo novo é apresentado ele gera desconforto, isto é, o sujeito sai da zona de conforto em busca de resposta e maior entendimento do assunto.

O que pode estar dificultando o uso das novas tecnologias na educação

Um dos motivos foi mencionado anteriormente, mas vale destacar novamente, que é em relação a estrutura da instituição escolar. Muitos lugares precisam urgentemente de uma reforma para acomodar tanto as novidades tecnológicas quanto a quantia de alunos que estão ingressando.

Tem lugares que nem laboratório de informática a escola possui. Dificultando ainda mais a vida do professor que tem o intuito de modernizar suas aulas. Por isso, ser criativo nesses momentos ajuda bastante a driblar qualquer tipo de barreira.

Contudo, a maior dificuldade enfrentada nas escolas para que aja a efetivação do uso das tecnologias é que tem professores que ainda não se adequaram muito bem a essas novidades do mercado.

Então é interessante que a administração escolar pense e elabore projetos que atinjam essa parte da população. Incentivando-os a buscar a aprender mais sobre o uso da tecnologia e das vantagens que traz no dia a dia escolar.

Apostar no aperfeiçoamento dos professore é estar apostando diretamente na aprendizagem dos jovens. Quanto maior for a bagagem de conhecimento e experiência do professor, mas fácil será a transmissão para seus alunos.

 

Print
4870 Rate this article:
3.3

x

Destaques

  • All
  • Comunicação Escolar
  • Gestão Escolar
  • Tecnologia Escolar
More

    No content

    A problem occurred while loading content.

    Previous Next

    MAIS POPULAR

    • All
    • Comunicação Escolar
    • Gestão Escolar
    • Tecnologia Escolar
    More

      No content

      A problem occurred while loading content.

      Previous Next
      Terms Of UsePrivacy StatementCopyright 2020 by Connect Escolas
      Back To Top