InícioAlunoComo evitar a evasão escolar

Como evitar a evasão escolar

A evasão escolar no Brasil é cada vez maior, principalmente no ensino médio. Quanto mais alunos deixam a escola, mais as instituições de ensino, bem como a sociedade, acabam sendo prejudicadas. Por isso, este é um assunto que interessa a todos os envolvidos no processo educacional: alunos, pais, professores e coordenadores pedagógicos.

E os números são alarmantes: segundo dados recentes do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), um a cada quatro alunos que inicia o ensino fundamental no Brasil abandona a escola antes de completar a última série. Com uma taxa de 24,3%, o Brasil possui a terceira maior taxa de abandono escolar entre os 100 países com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Nas classes mais baixas, os alunos normalmente deixam a escola para trabalhar e ajudar a família nas despesas. Por outro lado, um dos principais fatores da evasão escolar em todas as classes sociais é a falta de interesse pelos estudos, pela escola em si e pelo ensino de baixa qualidade oferecido por muitas instituições. Você pode até se perguntar: mas a minha escola oferece um bom ensino e aulas interessantes! Tudo bem, mas você acha mesmo que somente isso basta? É o que veremos nos próximos parágrafos.

Saiba como evitar a evasão escolar

O primeiro passo para evitar a evasão escolar é fazer uma análise de todo o processo pedagógico e perceber se ele está de acordo com o momento atual que vivemos. Sim, toda a escola de hoje precisa oferecer um ambiente propício não somente para a aprendizagem, mas que seja capaz de aceitar as novas tecnologias. A escola precisa, também, planejar e organizar as turmas de modo que seja possível o perfeito andamento das atividades escolares, sem prejuízo ao ensino e às relações interpessoais.

De qualquer forma, é preciso descobrir a causa por trás da evasão escolar. Para isso, a escola precisa se aproximar dos pais e alunos o máximo possível. Neste caso, vale tudo: aulas de reforço, campanhas internas e na comunidade, reuniões e pesquisas de campo.

Outro ponto importante que também deve ser levado em consideração é que o aluno não deve ver a escola como uma obrigação, mas sim como um ambiente capaz de formar cidadãos preparados para o mercado profissional e, porque não, para a vida. Isso tudo envolve um diálogo intenso, um espaço aberto para reflexão e um ambiente propício para que essa interação entre aluno e escola ocorra.

O diálogo, a reflexão sobre o papel das novas tecnologias, o esforço para apresentar conteúdos interessantes, a educação em tempo integral e o uso da escola para outros fins que não os pedagógicos são outras alternativas possíveis para que os números de evasão caiam cada vez mais.

Investir em tecnologia é uma solução eficaz para evitar a evasão escolar

Para evitar a evasão escolar, a solução é investir em tecnologia. Um bom exemplo é usar jogos e aplicativos que ofereçam uma maior interação do aluno com a escola, estimulando o aumento do interesse do aluno pelo ambiente escolar. A Agenda Digital também pode ajudar a evitar a evasão escolar.

Com a tecnologia, é muito mais fácil melhorar o relacionamento entre pais, alunos e a escola.

Você já ouviu falar da Agenda Digital?

Ela substitui a agenda escolar convencional com muitos recursos, além de trazer inúmeros benefícios para a escola e os pais. Com a Agenda Digital, a escola pode agendar reuniões, provas, trabalhos e até mesmo a lição de casa com uso de imagens e vídeos no próprio calendário.

Já os pais podem acessar a qualquer momento os compromissos dos seus filhos. Ou seja, tudo que acontece em sala de aula está ali, pronto para ajudar no relacionamento escolar. E isso significa que toda a comunicação está a um toque do smartphone ou tablet.

A Agenda Digital faz parte do app Connect Escolas. O aplicativo promove uma integração total entre alunos, pais e escola. Todos os envolvidos passam a fazer parte do mesmo ambiente virtual, onde podem acessar a qualquer hora e de qualquer lugar as mais variadas informações.

Deixe a comunicação escolar com quem entende do assunto! Para outras informações, acesse o nosso site: https://www.connectescolas.com.br