InícioComunicaçãoComo a má comunicação pode estar fazendo sua escola perder alunos

Como a má comunicação pode estar fazendo sua escola perder alunos

A comunicação dentro do ambiente escolar é muito importante no desenvolvimento dos alunos. Sendo essencial a participação de todos os envolvidos, ou seja, pais, alunos e professores.

Vale ressaltar que a má comunicação pode estar fazendo sua escola perder alunos. Uma vez que, quando esse canal não funciona da maneira correta, os pais tendem a não acompanhar o desenvolvimento dos filhos. Podendo, inclusive, questionar os métodos utilizados no ambiente escolar.

Um grande problema enfrentado por educadores e gestores na hora de promover uma comunicação mais efetiva entre escola e pais é a correria do dia a dia. Quando não se dá a devida importância para essa questão, são formadas lacunas sérias, e que de alguma maneira atingem o desenvolvimento dos alunos.

E a melhor forma de provar que a má comunicação pode gerar problemas sérios, inclusive fazer com que a sua escola perca alunos, é citar exemplos comuns. Um dos principais é a perda da agenda escolar, onde os professores costumam fazer anotações. Isso faz com que as informações sejam perdidas, e em diversos casos, essa perda acaba sendo irreparável.

De um lado estão os pais, que saem prejudicados por não ter acesso ao dia a dia dos filhos, e do outro está a escola, que parece não estar usando as ferramentas adequadas.

Use a tecnologia a favor da comunicação na escola

E para diminuir esses impactos negativos na comunicação, uma importante aliada é a tecnologia. É evidente que falhas na comunicação podem acontecer, porém, ao usar as ferramentas certas, os estragos que elas podem causar são minimizados.

A principal ferramenta está nos aparelhos móveis, afinal, smartphones e tablets já fazem parte da vida moderna, e costumam acompanhar tanto pais, quanto educadores e alunos. Tudo isso acaba facilitando bastante a comunicação, deixando o processo muito mais rápido e dinâmico.

Para quem deseja implantar esse sistema nas instituições é importante saber que é fundamental contar com a ferramenta certa. O segmento escolar possui características bem particulares, e isso deve ser levado em consideração na hora de empregar a tecnologia.

Aplicativos e softwares especializados

Como mencionado anteriormente, a falta da troca de informações entre escolas e pais pode provocar uma lacuna irreparável, algo que com certeza os gestores desejam evitar. E nesse contexto, os aplicativos e softwares são sem dúvida perfeitos para acabar de vez com essa lacuna.

Eles ajudam a simplificar essa troca de informações, deixando todo o processo muito mais rápido e automatizado. Na prática, essa aproximação entre escola e família faz com que se perceba um aprimoramento da comunicação bem evidente, juntamente com um acompanhamento mais efetivo dos alunos, o que só tem a ajudar no crescimento escolar de crianças e adolescentes.

Com a ajuda dessas ferramentas, os pais conseguem acessar as notas dos filhos quase que instantaneamente, ficam sabendo com antecedência de reuniões com os educadores, podendo assim programar na agenda, além de acompanhar os eventos comemorativos dentro do ambiente escolar, dos quais os seus filhos fazem parte.

Outra funcionalidade muito importante para a comunicação que um aplicativo especializado possui é o fato dos pais ou responsáveis conseguirem acessar as avaliações feitas pelos próprios professores. Essas informações são muito importantes dentro da vida acadêmica dos filhos.

E as vantagens não param por aí, os gestores contam com um excelente meio de comunicação na hora de passar comunicados, esclarecer possíveis dúvidas, ou até mesmo receber sugestões, para implementar mudanças, se for necessário.

Principais benefícios da tecnologia na comunicação escolar

Alguns benefícios são bem perceptivos dentro da comunicação nas escolas. Os principais são:

  • Construção de um bom relacionamento com os pais: Os softwares voltados para a educação conseguem mostrar resultados bem visíveis para quem usa. E isso tanto na comunicação externa, como também na interna, ou seja, entre os próprios educadores e gestores. Isso acontece devido a democratização desse ambiente, onde pais, professores, e em alguns casos os alunos, conseguem se comunicar muito bem.
  • Alcance de novos públicos: É quase impensável atualmente pensar em uma escola que não tenha acesso às diversas ferramentas tecnológicas. Os espaços digitais é uma realidade, e quem deseja se manter no segmento de educação precisa estar preparado para esse cenário. Isso inclui também a divulgação da marca, uma vez que os produtos tecnológicos são cada vez mais requisitados.
  • Vínculos mais fortes: Quando se fala em fortalecimento dos vínculos entre pais e escola é importante saber que isso passa por uma série de fatores. É preciso cuidar e atender das necessidades do seu público-alvo. A escola precisa estar sempre preparada para acatar as diferentes demandas. Para isso é necessário investir em uma comunicação dinâmica, fácil e rápida. Dessa forma, tanto a família do aluno, quanto os colaboradores da instituição, conseguem corrigir possíveis falhas de uma forma muito mais eficaz.

Como escolher o melhor aplicativo para a sua escola

Quando o gestor identifica essa carência entre a escola e os pais, e aprende como a má comunicação pode estar fazendo sua escola perder alunos, chega o momento de implementar as ferramentas certas.

O ideal é sempre buscar soluções completas, dessa forma, os benefícios podem ser percebidos de uma forma muito mais efetiva, e com total excelência.

Os recursos proporcionados por essas ferramentas são sem dúvida muito importantes, com eles é possível ter uma agenda do aluno muito mais completa, algo essencial hoje em dia.

A distância entre escola e casa acaba sendo totalmente superada, uma vez que os responsáveis conseguem acessar todas as informações dos alunos a qualquer hora do dia. O que não é possível ao utilizar a agenda de papel. Por esse motivo, cada vez mais os gestores que trabalham com educação buscam implementar essas medidas nas suas ações de comunicação e marketing.

Processo simples e descomplicado

Muitos costumam se preocupar com a implantação desse sistema na escola, quando, na verdade, todo o processo é bem simples. Na Connect Escolas, por exemplo, os novos usuários precisam apenas realizar um cadastro, onde as escolas precisa informar os dados de pais, professores e alunos.

O passo seguinte é que cada uma dessas pessoas realizem o download do aplicativo. Nesse momento é preciso cadastrar um e-mail, e para tornar o processo mais seguro, esse cadastro é feito com o uso de token.

Nesse momento, a troca de informações já poderá ser feita entre escola, professores e pais. É possível compartilhar conteúdos, mensagens, agendas, formulários, etc., e o melhor, tudo de forma personalizada. Vale informar que o acesso ao aplicativo pode ser feito via smartphones e tablets, e também pelo computador. Tudo para facilitar ainda mais a comunicação entre todos os envolvidos nesse processo.

Outros pontos que merecem destaque é a flexibilidade, ou seja, toda a rotina do aluno pode ser informada no app de acordo com o cronograma da própria escola, e também do ano em que o aluno está cursando, ou seja, atende desde o berçário até o ensino superior. Se você deseja conhecer melhor a ferramenta disponibilizada pela Connect Escolas, vale a pena acessar o site http://www.connectescolas.com.br, e saber tudo o que esse aplicativo pode fazer para a sua escola. Melhorando de maneira bem significativa a comunicação entre alunos, pais, professores e colaboradores em geral.

E para comprovar o retorno, a dica é acessar os depoimentos de quem já utiliza o app no seu dia a dia. Entre os pontos principais destacam-se:

  • Lembretes enviados via push ou e-mail;
  • Confirmação de entrega e leitura;
  • Pesquisas, autorizações e confirmações em eventos ou reuniões;
  • Comunicação padronizada e eficiente.

O erro de muitas escolas é achar que a falta de comunicação não irá prejudicar o seu relacionamento com os pais. Na verdade, como acontece em outros segmentos, na educação é primordial dar a devida importância para essa questão, evitando assim qualquer tipo de desentendimento entre as partes envolvidas. Faça um teste e confira como a tecnologia poderá ajudar bastante a sua escola.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais populares

Comentários Recentes