InícioAlunoImportância de atividades em grupo na escola para desenvolver a liderança

Importância de atividades em grupo na escola para desenvolver a liderança

As dinâmicas grupais são excelentes para os alunos dos mais diversos níveis escolares. A sua relevância é tanta que a maior parte dos professores incorpora no planejamento de aula atividades em grupo objetivando o melhor aprendizado.

Atividades em grupo: O que são e para que servem?

As dinâmicas grupais são atividades estruturadas de caráter vivencial. São realizadas no intuito de conseguir a coesão do grupo por meio da diversão. Muitas vezes, as atividades deste tipo são realizadas com o objetivo de estimular o espírito de liderança.

Ter um grupo coeso é importante não somente para o aprendizado acadêmico como também para o desenvolvimento de outras potencialidades dos alunos. Através da realização das atividades em grupo, os alunos podem compreender quais características pessoais e habilidades afloram ao longo das tarefas. Inclusive, o próprio professor pode ser o vetor de tais descobertas.

Há alunos que mantem uma postura mais discreta, manifestando opinião em algumas ocasiões ou quando é questionado. Já outros assumem o papel de líder do grupo, orientando atividades, chamando a atenção quando necessário, oferecendo soluções e mediando conflitos.

Nas dinâmicas em grupo é possível ver pessoas orientadas à realização das tarefas e se sentem confortáveis na posição de liderados. Já outras, buscam formas da sua atuação ser vista e conquistar a posição de líder.

Tendo em vista esta ampla gama de comportamentos perante a realização de atividades em grupo, percebe-se que realizar estas dinâmicas em sala de aula oferece a possibilidade de conhecer melhor aos estudantes e estimular a auto compreensão dos estudantes.

Entenda melhor 6 benefícios das atividades grupais

Conforme mencionamos acima, a realização de atividades em grupo permite que os alunos se conheçam entre si, sejam encorajados ao autoconhecimento e desenvolvam habilidades tal como a liderança. Estes aspectos podem ser considerados benefícios. Além desses, a realização de dinâmicas grupais proporciona outras vantagens.

1. Sentimento de pertencer ao grupo
  2. Aceitação da importância do grupo
  3. Comunicação autêntica entre os membros do grupo
  4. Motivação para contribuir com o bem-estar do grupo
  5. Divisão de tarefas
  6. Colaboração e socialização.

Excelente atividade em grupo para o desenvolvimento da liderança

As dinâmicas de liderança podem ajudar as crianças e adolescentes a otimizar a sua habilidade de liderança. Mediante a aplicação destas atividades é possível melhorar a capacidade para guiar, motivar, gerir o grupo, incentivar a iniciativa, tomar decisões, etc.

Quando atividades deste tipo são realizadas no âmbito escolar, a ideia é fomentar a liderança, mas também pretende-se conhecer os pontos fortes e fracos de cada um dos membros da equipe e ver como podem se encaixar nos diferentes tipos de liderança.

O círculo

Esta atividade é ótima para identificar um ou vários líderes no grupo e conhecer os tipos de liderança de cada aluno. O tempo necessário para a realização das atividades é de 20 minutos e é melhor realizá-las ao ar livre. Não é necessário nenhum material em especial.

Pede-se aos participantes que deem as mãos e com o círculo fechado formem figuras como um triângulo, uma estrela, uma casa. A atividade permite ver como a comunicação flui no grupo, quais pessoas assumem a iniciativa na hora de realizar os exercícios. Esta atividade finaliza com um espaço de reflexão para abordar os assuntos desejados. É importante que todos os elementos do grupo possam manifestar sua opinião.

A habilidade em liderança está diretamente atrelada às atividades em grupo e, especialmente, à capacidade de comunicação. Um líder precisa conhecer quais são os canais mais efetivos no processo comunicativo. Quer conhecer uma ótima ferramenta de comunicação escolar? Conheça o aplicativo escolar Connect Escolas!