InícioAulasEstimulando o aprendizado em sala com essas 5 medidas simples

Estimulando o aprendizado em sala com essas 5 medidas simples

Todo professor sabe que estimular o aprendizado não é tarefa fácil. Em especial, na era da tecnologia e informação. O estímulo ao aprendizado e as novas tendências têm muito a ver e precisam ser alinhados de forma que o aluno se sinta motivado à aquisição do conhecimento.

Um dos fatos mais relevantes no que se refere ao assunto, é compreender que as pessoas precisam ser estimuladas mediante diversos métodos. De acordo com as evidências no campo da psicologia, as punições típicas da educação dos nossos avós e pais, hoje não fazem mais efeito. E é preciso ressaltar que as punições nunca foram motivo de estimulo, elas visavam inibir condutas ou ações consideradas impróprias ou negativas.

No que concerne às recompensas, elas podem ser um tanto atrativas para ambas as partes (professor e aluno), contudo, nem sempre configuram a melhor forma de incentivo ao aprendizado. A recompensa da ideia de que alguém precisa fazer uma coisa para obter outra, pode acabar acostumando o estudante receber sempre algo em troca ao adotar determinada ação.

Para sair da tradicional relação recompensa-punição é preciso inovar e estar de olho nas necessidades dos alunos. É indispensável que o professor coloque empenho na sala de aula para que os seus estudantes consigam assim sentir-se motivados e aptos à conquista de novos conhecimentos.

5 medidas em sala de aula para estimular o aprendizado

• Faça os alunos perceberem que você acredita neles

Em algum momento da sua vida profissional, a maior parte dos professores sente dificuldade em lidar com o comportamento de determinados alunos. Quando as desavenças em sala de aula tornam-se frequentes, a melhor opção é potencializar a paciência e compreender o que desencadeia esse comportamento.

Uma medida fundamental é fazer os seus alunos ficarem cientes que você confia neles. Para isso, mostre-lhe o quão é valioso ter resolvido certo problema de matemática, ter superado erros em redação, entre outras formas. Faça-lhe ver que ele é um estudante capaz de seguir em frente na busca pelo conhecimento.

• Envolva as famílias na vida escolar dos estudantes

Os professores precisam estimular o vínculo entre o estudante, o aluno e a escola. A geração de um vínculo forte é indispensável para que essa criança perceba que não está sozinha no processo de aprendizagem e que pode contar com a escola e a família.

• Realize atividades com os seus alunos

O ideal é que os professores busquem efetuar sua integração em uma boa parte das atividades orientadas aos alunos. Isso fortalece o vínculo de ambos em sala de aula e permite que o aluno se expresse com maior facilidade. Neste sentido, o estudante consegue ter mais tranquilidade na hora de tirar dúvidas, solicitar informações, pedir ajuda.

• Incentive uma atmosfera aberta e positiva

Um dos pilares para a educação é manter um ambiente saudável. Isso se consegue graças ao empenho do professor na hora de integrar os alunos e desenvolver atividades em equipe. É preciso estimular o diálogo e a solução de problemas mediante conversa. Esse ambiente agradável possibilita o aprendizado e estimula todos os alunos a manter a concentração nas atividades em sala de aula.

• Invista na tecnologia

Perante a era na qual vivemos, não é positivo deixar de lado as inovações tecnológicas. Uma das formas de estimular o estudo é através do contato dos alunos com uma tecnologia orientada à educação. Existem inúmeras ferramentas interessantes com essa finalidade, no entanto, há uma opção valiosa em termos de aplicativo. Esta revolucionará o conceito do processo ensino-aprendizagem e estimulará os estudantes às boas práticas em sala de aula.

Connect Escolas é a melhor opção para a sua instituição

Conforme mencionado anteriormente, a adoção de ferramentas tecnológicos potencializa o processo de aprendizado nas escolas. Assim, a adoção de um aplicativo escolar é uma ótima alternativa para incentivar o aprendizado e potencializar o relacionamento entre a escola e o núcleo familiar.

Sobre o aplicativo, ele conta com diversas funcionalidades indispensáveis para melhorar os procedimentos escolares tais como controle de presença e faltas, mecanismos de envio de materiais multimídias, envio de mensagens para os pais, encaminhamento de materiais de conteúdo. Além dessas funções, o aplicativo Connect Escolas também é uma ótima maneira de entrar em contato com a escola ou família em tempo real. Inclusive, é possível avisar através desse canal quando os pais irão se atrasar para pegar os filhos na escola.

Está interessado no Connect Escolas e quer saber mais informações a respeito desse aplicativo? Acesse o site do aplicativo escolar Connect Escolas e confira mais detalhes acerca de suas funcionalidades.