InícioEscola5 autores para quem quer entender gestão escolar

5 autores para quem quer entender gestão escolar

A educação é uma área que atrai a atenção de muitas pessoas. Entre profissionais da área, estudiosos e até mesmo pais de alunos, sempre tem gente que gosta de entender melhor o funcionamento e as possibilidades dentro do universo estudantil.

Um assunto muito importante e que está com bastante visibilidade entre os interessados por esta área é a gestão escolar. Para quem não conhece muito sobre as questões envolvendo a gestão de uma escola, vamos falar sobre algumas definições que devem ajudar na sua compreensão.

Antes de mais nada, é preciso entender que a gestão escolar é um campo de atuação que envolve os mais diversos públicos. São eles: alunos, professores, pais ou responsáveis, e os diversos funcionários que formam o quadro de profissionais necessários para o funcionamento da escola. Todos estes exercem um papel de igual importância dentro das decisões e planejamentos na gestão.

Com tudo isso em mente, é preciso entender como colocar as teorias em prática. A gestão escolar serve, então, para organizar todas as questões que influenciam nas práticas escolares. Além disso, procura-se sempre estar atendendo as exigências de todos estes agentes que participam ativamente da formação do ambiente de ensino, pois cada um tem suas necessidades específicas.

A gestão escolar atua em três grandes áreas dentro da instituição, conhecidas como: administrativa, pedagógica e de recursos humanos. Esses sistemas precisam conversar uns com os outros, para que haja melhores resultados.

A comunicação deve prevalecer em todos os níveis de relacionamento, pois essa com certeza é a base para que as informações cheguem a todos. Com isso, todos os sujeitos atuantes da escola podem trabalhar com os mesmos objetivos, caminhando para obtenção dos mesmos resultados finais.

Na gestão administrativa vemos que as pessoas têm que ter um olhar voltado para a parte física da escola. Isto quer dizer que, as condições estruturais do ambiente devem estar apropriadas para suprir as necessidades de todos. Os materiais devem ser de boa qualidade, as ferramentas para ensinar têm que estar em perfeito estado, as instalações precisam receber reformas e manutenções contínuas para que nunca percam a qualidade.

Quando entramos na área pedagógica é preciso que haja uma compreensão da parte dos gestores sobre sua importância. Isto porque é aqui que são elaborados os planos de ensino e as metas para o ano são criadas. Enfim, o planejamento e os objetivos são atribuídos nessa etapa, cabendo aos profissionais responsáveis pela área terem bastante cuidado na hora da sua elaboração.

Com relação aos recursos humanos, a atenção deverá ser redobrada. Os profissionais precisam se sentir satisfeitos para conseguir produzir bons resultados. Dessa forma, é dever dos responsáveis pelo RH criar bons relacionamentos entre todos os agentes escolares. Além de estarem sempre em busca de dar a motivação necessária para que as metas sejam atingidas. Estes são um dos principais focos do RH dentro da gestão escolar.

Até aqui deu para termos um entendimento sobre a importância da gestão escolar. Mas, tem ainda um agravante, a forma com que uma escola é gerida afeta diretamente o empenho dos alunos, e pode garantir o sucesso, ou o fracasso, de muitos deles.

E agora, o que é necessário para obter o conhecimento da gestão escolar? Alguns fatores são imprescindíveis: a própria prática, com experiência das situações mais diversas dentro do ambiente educacional, e muito estudo. O gestor de uma escola, assim como o que qualquer empresa, deve estar sempre atento nas mudanças do mercado, buscando se manter atualizado. Com essa prática, o gestor terá ótimas ferramentas para conseguir sair de situações delicadas e tomar boas decisões nos momentos certos.

Alguns autores passaram anos pesquisando sobre o assunto, e publicaram seus conhecimentos em artigos e livros direcionados para pessoas que sintam a necessidade de conhecimento. A seguir indicamos o nome de cinco autores importantes para a construção do conceito de gestão escolar

1 – Autores que falam sobre gestão escolar: Geraldo José Sant’Anna

Geraldo José Sant’Anna é formado em Matemática e Pedagogia, além de especialista em Supervisão Escolar e especialista em Psicologia Multifocal. Mestre em Educação, e agraciado com vários reconhecimentos literários, ele também é Membro de Academias Literárias no Brasil e exterior.

Escritor de diversos tipos literários, entre romances e poesia, ele é autor de livros sobre educação. Em 2013 publicou “Metodologia de Ensino e Monitoramento da Aprendizagem em Cursos Técnicos sob a Ótica Multifocal”, e em 2014, pela editora Érica, o conhecido “Planejamento, Gestão e Legislação Escolar”.

Este segundo livro é bem completo, e fala sobre todas as questões presentes na área de gestão escolar. O autor buscou evidenciar quais as posturas observáveis dentro desse ambiente, os valores que são impostos e as atitudes mais comuns, contribuindo, assim, para construir a ideia de clima organizacional.

Este clima irá ter uma influência direta no grau de comprometimento dos integrantes da escola, do seu nível de envolvimento e também de responsabilidade, individuais e compartilhadas, com o grupo.

O livro aponta sobre a importância do coletivo nos processos de planejamentos e tomadas de decisões. Ele chama para a reflexão sobre a diferença do que é projeto e do que é plano, e outros temas bastante interessantes.

A leitura deste livre o é muito interessante para ampliar o conhecimento sobre o que a gestão tem a oferecer para os agentes escolares. Tanto em relação a benefícios de práticas compartilhadas, quanto em evidenciar as responsabilidades de casa sujeito que atua na escola.

Para fechar, uma citação de Geraldo em entrevista para o site Divulga Escritor: “Quem diz que o jovem não lê, está equivocado! Temos um país rico em escritores e leitores, e há um estranho paradigma, por outro lado, que insiste em buscar cristalizar outra imagem. Por essa razão, convoco a todos que nos leem que formem se unam a uma poderosa corrente de divulgação dos escritores contemporâneos e exijam seus livros nas grandes livrarias e nas escolas. Vamos começar? ”

2 – Autores que falam sobre gestão escolar: Almir Vicentini

Almir Vicentini é um estudioso, possui graduação em Pedagogia – Administração Escolar pela Universidade de Franca, e Graduação em Física na Faculdades Oswaldo Cruz. Ele é especialista no uso de Competências Sócio emocionais na Educação e atua como Conselheiro Municipal de Educação em São Caetano do Sul/SP. Além disso, também é Diretor Pedagógico do Externato Santo Antonio (SCS/SP). Suas atuações principais são nos seguintes temas: Educação, Gestão Escolar, ISO 9001 em Ambientes Educacionais e sistema de gestão da qualidade na educação. Estes são apenas alguns títulos de seu extenso currículo.

O livro que indicamos desse autor se chama “Gestão Escolar”. Foi escrito no ano de 2010, publicado pela Editora Phorte, e é usado como referência para quem deseja entender como a visão da gestão corporativa pode ser implantada na gestão escolar.

As escolas têm exigências de adequação as novidades do mundo globalizado, assim como as grandes corporações. Visões tradicionais já não cabem mais para essa realidade na qual estamos vivendo, é preciso abrir novos horizontes e criar novos métodos para se chegar a bons resultados. Por isso batemos de novo na tecla: se atualizar é imprescindível.

Para conhecer melhor o autor, segue trecho de um artigo escrito por ele para o site Administradores.com.br, com o título de “Gestão Escolar – desculpas verdadeiras”: “Quando conseguimos equalizar qualidade, compromisso e equilíbrio econômico, podemos projetar e implantar projetos de ampliação física, modernizar laboratórios, implantar plano de carreira e capacitar técnica e pessoalmente os profissionais. As escolas, na sua maioria, não planejam nem procuram especialistas que auxiliem na construção de um plano econômico viável, compatível com o crescimento desejável e com a projeção de crescimento sustentável. ”

3 – Autores que falam sobre gestão escolar: Casemiro de Medeiros Campos

Casemiro de Medeiros Campos é graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Educação, pela Universidade Federal do Ceará e doutor em Educação, também pela Universidade Federal do Ceará. Além de muita experiência na área de Educação, seu estudo tem ênfase em Fundamentos da Educação, onde atua principalmente nos seguintes: educação, escola, formação de professores, e universidade.

Alguns de seus livros publicados são: “Saberes docentes e autonomia dos professores”, “Gestão Escolar e Docência”, e a “Gestão Escolar E Inovação – Reflexões Sobre A Avaliação, O Currículo E A Docência”.

Para aqueles que querem se aprofundar no tema gestão de ambiente escolar, indicamos o livro “Gestão Escolar e Docência”. Neste livro o autor apresenta o assunto em dois momentos: o primeiro remete a uma definição, as críticas em relação a gestão e o que diz respeito a educação, a qualidade nas práticas e as mediações feitas pelos profissionais que atuam dentro da instituição.

Já na segunda parte o foco se centraliza apenas no corpo docente e sua relação direta com a gestão escolar. Como esses campos são afetados pelas decisões de ambos os lados e o quanto são dependentes um do outro para que funcionem bem.

O professor Casimiro foi palestrante em um evento para professores da rede municipal no Piauí. O tema discutido foi a ‘Prática Pedagógica”, onde ele teve a fala: “É imprescindível direcionar professores e coordenadores escolares para a criação de um sistema de qualidade educacional e inseri-lo no projeto pedagógico; trabalhar com comprometimento da equipe; criar quantificadores numéricos dos resultados obtidos; e não esquecer os processos de avaliação interna ou externa”.

4 – Autores que falam sobre gestão escolar: Heloisa Lück

Autora de muitos livros sobre educação, Heloisa Lück é graduada em Licenciatura em Letras Neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestra em Educação e mestra em Humanidades, os dois títulos obtidos pela Columbia University, onde também conseguiu diploma de doutora em Educação.

Entre os diversos livros já publicados por ela estão: as series “Liderança em gestão escolar”, “Concepções e processos democráticos de gestão educacional”, “Gestão educacional”, e “Gestão participativa na escola”. Além dos livros, “Ação integrada: Administração, supervisão e orientação educacional”, “Pedagogia interdisciplinar: Fundamentos teórico-metodológicos”, entre outros.

O livro “Gestão Participativa na Escola” foi lançado em 2006 pela Editora Vozes, editora bastante conhecida por sinal. Nesse terceiro volume, a autora apresenta diversas ideias que defendem a coletividade no âmbito educacional e o quanto isso é fundamental para o desenvolvimento, avanço, organização e inclusive crescimento da instituição de ensino.

Em entrevista para o site Nova Escola Gestão Escolar, Heloisa fez a seguinte afirmação: “Onde não existe liderança, o ritmo de trabalho é frouxo e não há a mobilização para alcançar objetivos de aprendizagem e sociais satisfatórios. As decisões são orientadas basicamente pelo corporativismo e por interesses pessoais. ”

5 – Autores que falam sobre gestão escolar: Adelar Hengemühle

Adelar Hengemühle possui graduação em Letras, pelo Centro Universitário La Salle, um mestrado em Educação pela Universidade Estadual Centro-Oeste – Unicentro, Guarapuava/PR e Universidade Estadual de Campinas, e um doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Além disto, ele tem o título de Pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, através da pesquisa “Professor Empreendedor preparando pessoas Empreendedoras: Limitações e Possibilidades”. E é Pós-doutorando pela Florida Christian University dos Estados Unidos.

Ele é o autor do livro “Gestão de Ensino e Práticas Pedagógicas”, o qual tem o objetivo de mostrar ao leitor as possibilidades de se concretizar a educação nas escolas e de como elaborar os projetos educacionais, levando em consideração toda a realidade escolar.

Também são de sua autoria os livros “Desafios Educacionais na Formação de Empreendedores” e “Formação de professores: Da função de ensinar ao resgate da educação”.

Agora, se você tem interesse em entender mais sobre gestão escolar, o que não falta são materiais para leitura e estudo! Muitos destes livros têm versão impressa, e também online. Escolha um, ou alguns, e expanda seus conhecimentos.




ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

  1. Agestao escolar ajuda todos instituições além de gestão educacional mas sim doutros em quanto que não estão aplicando em todos instituições

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais populares

Comentários Recentes